EDUSTAT - O Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno

O Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno

outubro de 2021

Valor Acrescentado do Professor (VAP) corresponde à aprendizagem média dos alunos por ele ensinados, medida pela evolução dos seus resultados em provas universais e comparáveis realizadas antes e depois da exposição dos alunos a esse professor. Ou seja, mede-se o desempenho de um aluno antes de ser exposto a um determinado professor (através de uma prova universal) e volta-se a medir o desempenho desse mesmo aluno após a exposição ao professor ao longo de um determinado período de tempo (através de uma prova universal comparável), avaliando-se a sua evolução.

Esta análise foi feita para as disciplinas de Português e de Matemática e teve como base os resultados das provas de aferição, provas finais e exames nacionais dos 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade nos anos letivos de 2007/2008 a 2017/2018.

Se dividirmos a amostra de professores, por ordem crescente dos dados, em 100 partes, cada uma com uma percentagem de dados aproximadamente igual, obtemos o percentil. Assim, um professor no percentil 75 de VAP para a disciplina de Matemática, por exemplo, teria acrescentado mais valor aos seus alunos do que o valor acrescentado por 75% dos outros professores a serem avaliados.