Diferenças regionais na distribuição dos alunos
julho de 2020
Nos últimos anos, vários estudos nacionais e internacionais têm confirmado a existência de uma relação forte entre o desempenho e o nível socioeconómico dos alunos, às quais se somam as assimetrias regionais.
Dados relativos ao ano letivo de 2018/2019, mostram, por exemplo, que do total de alunos matriculados no ensino básico, secundário e secundário não superior, 34% estavam matriculados na região Norte, 30% na Área Metropolitana de Lisboa, 20% no Centro, 6% no Alentejo, 5% no Algarve, 3% na Região Autónoma da Madeira e 3% na Região Autónoma dos Açores.
Olhando para os dados que dão conta da percentagem de alunos que passou de ano no ensino básico público (1.º, 2.º e 3.º ciclos), 28% dos alunos frequentam escolas na região Norte e 23% na Área Metropolitana de Lisboa. Dito de outro modo, duas em sete regiões do país congregam 50% das transições ao nível nacional.
No ensino secundário, do total de alunos que transitaram de ano em 2018/2019 no ensino público regular (cursos científico-humanísticos), 15% estudam na região norte, 13% na Área Metropolitana de Lisboa, 10% no Centro, 3% no Alentejo, 2% no Algarve, 1% na Região Autónoma da Madeira e 1% na Região Autónoma dos Açores.
Deixamos os alunos em idade escolar para olhar para a educação e formação de adultos. Analisamos, não o desempenho, mas a frequência. Veja-se a distribuição de adultos matriculados no ensino básico público no ano letivo de 2018/2019: 10% no Norte, 10% na Área Metropolitana de Lisboa, 5% no Centro, 2% no Alentejo, 2% na Madeira e 1% no Algarve e nos Açores.
A tendência na distribuição de adultos matriculados por regiões mantém-se ao nível do ensino secundário público: 16% na Área Metropolitana de Lisboa, 13% no Norte, 11% no Centro, 4% no Alentejo, 2% no Algarve, 2% na Madeira e 1% nos Açores.
Olhando para o ensino superior (público e privado), veja-se a distribuição dos estudantes inscritos por região. Do total de alunos matriculados nas universidades e politécnicos no ano letivo de 2018/2019, 38% estão na Área Metropolitana de Lisboa, 33% na região Norte, 2% no Centro, 4% no Alentejo, 2% no Algarve, 1% na Madeira e 1% nos Açores.
O sistema educativo é igual para todos, no entanto, além da questão demográfica, a localização geográfica das escolas e instituições de ensino revela-se um fator decisivo para a distribuição dos alunos nos diversos níveis de escolaridade.
Indicadores a explorar: