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Detalhes | Desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar
Este quadro apresenta o Desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho, com base na evolução dos principais indicadores da Educação calculados a partir dos Censos:
Coeficiente de Gini
Taxa de abandono antecipado
Taxa de abandono escolar
Taxa de abandono precoce
Taxa de atraso
Taxa média de escolarização
DEFINIÇÃO DAS VARIÁVEIS
1. Escolarização
Número médio de anos de frequência escolar da população que já não está a frequentar qualquer estabelecimento de ensino, residente num determinado concelho.
Cálculo: média ponderada, obtida pelo produto do número de indivíduos pelo número médio de anos de cada um dos ciclos (ponderadores), a dividir pelo total de indivíduos que já não se encontra a frequentar qualquer estabelecimento de ensino.Ponderadores: Não sabe ler/escrever (0) | 1º ciclo: incompleto (2), completo (4) | 2º ciclo: incompleto (5), completo (6) | 3º ciclo: incompleto (7.5), completo (9) | Secundário: incompleto (10.5), completo(12) | Médio: incompleto (10.5), completo (12) | Superior: incompleto (14), completo (16).
2. Coeficiente de Gini da Escolarização
Indicador da desigual distribuição da escolarização cujos valores variam entre 0 (igual distribuição) e 1 (máxima desigualdade da distribuição).
Cálculo: O coeficiente corresponde à proporção da área compreendida entre a curva de Lorenz e a diagonal de igual distribuição, em relação à área máxima correspondente à máxima dispersão. Recorreu-se à fórmula de Brown para o respetivo cálculo:
k–1
G = 1 – å(Yi+1 + Yi) (Xi+1 – Xi)
i=0
Yi = proporção acumulada da escolarização até ao grupo i
Xi = proporção acumulada da população até ao grupo i
3. Taxas de atraso escolar
Relaciona a percentagem da população que se encontra a frequentar um determinado ciclo de ensino, com idade igual ou superior à idade ajustada à conclusão do respetivo ciclo, com o total da população com idade ajustada ao ciclo. Corresponde aproximadamente à proporção do número de alunos com pelo menos um ano de retenção no total de alunos sem retenção que frequentam um determinado ciclo. As fórmulas aplicadas são as seguintes:
Taxa de atraso no 1.º ciclo do Ensino Básico <População residente com idade entre 10 e os 18 anos que se encontra a frequentar o 1º Ciclo>/<total da população com idade ajustada ao ciclo (6-9 anos) >*100
Taxa de atraso no 2.º ciclo do Ensino Básico <População residente com idade entre 12 e os 18 anos que se encontra a frequentar o 2º Ciclo>/<total da população com idade ajustada ao ciclo (10-11 anos)>*100
Taxa de atraso no 3.º ciclo do Ensino Básico <População residente com idade entre 15 e os 18 anos que se encontra a frequentar o 3º Ciclo>/<total de população com idade ajustada ao ciclo (12-14 anos)>*100
Taxa de atraso no Ensino Secundário <População residente com idade entre 18 e os 24 anos que se encontra a frequentar o Ensino Secundário>/<total da população com idade ajustada ao ciclo (15-17 anos)>*100
4. Taxas de abandono
As taxas de abandono traduzem-se pela proporção da população residente de um determinado grupo etário que abandonou a escola e o total da população residente no respetivo grupo, multiplicado pela base 100. Esta definição genérica é concretizada para três grupos etários da seguinte forma:
Abandono escolar [10-15 anos]: proporção entre a população residente com idades compreendidas entre os 10 e 15 anos que abandonou a escola sem concluir o 9º ano e a população residente com idades compreendidas entre os 10 e 15 anos, incluindo os que nunca frequentaram, multiplicado pela base 100.
Abandono antecipado [15-17 anos]: proporção entre a população residente com idades compreendidas entre os 15-17 anos que não se encontra a frequentar o sistema de ensino ou que nunca o frequentaram e o total da população residente do mesmo grupo etário, multiplicado pela base 100.
Abandono precoce [18-24 anos]: calculado a partir da razão entre o número de indivíduos entre os 18 e 24 anos que não concluíram o ensino secundário e não se encontram a frequentar o sistema educativo ou um curso de formação profissional durante o mês anterior ao inquérito ou ao recenseamento, e o total da população residente entre 18 e 24 anos, multiplicada pela base 100.
Fonte: EDUSTAT Fonte dos dados:EPIS | Fonte primária: INE, Censos
Desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar