Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Ao navegar está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa "Política de privacidade" para saber como alterar as suas preferências.
Esta análise apresenta a situação de emprego/desemprego e atividade da população portuguesa segmentada por nível de escolaridade, género e grupo etário: Taxa de atividade (proporção de população ativa) por nível de escolaridade O indicador representa a proporção de população ativa, por nível de escolaridade, género e grupo etário. População ativa é o conjunto de indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos que, no período de referência, constituem a mão-de-obra disponível para produzir bens e serviços que entram no circuito económico. Abrange a população empregada e a desempregada. Não inclui a população inativa, que engloba os estudantes, os reformados e aqueles que não procuram efetivamente emprego.
Taxa de desemprego no total da população ativa O indicador representa a proporção de população desempregada, por nível de escolaridade, género e grupo etário, no total da população ativa. População desempregada é o conjunto de indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos que, no período de referência, estavam sem emprego ou vínculo a um empregador, mas que se encontravam disponíveis para aceitar trabalho remunerado ou por conta própria e que tinha feito diligências para encontrar emprego durante os últimos 30 dias. Além destes, abrange os indivíduos que estavam sem vínculo a um empregador e à procurar de trabalho, porém não se encontravam a trabalhar temporariamente por motivo de doença ou parto.
Taxa de emprego por nível de escolaridade O indicador representa a proporção de população empregada, por nível de escolaridade, género e grupo etário. As pessoas em situação de emprego correspondem aos indivíduos da população ativa com 16 anos ou mais. População empregada é o conjunto de indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos que, no período de referência, tinham trabalhado pelo menos uma hora, em contrapartida de remuneração, ou com vista a um lucro ou ganho familiar. Inclui também os trabalhadores por conta de outrem que não estavam ao serviço, mas mantinham um vínculo formal de emprego com o empregador, assim como os proprietários e acionistas das empresas que não se encontravam temporariamente a trabalhar por uma razão específica.