Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Ao navegar está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa "Política de privacidade" para saber como alterar as suas preferências.
Detalhes | Desigualdade social e desigualdade escolar nos municípios de Portugal
Este quadro evidencia até que ponto o desempenho escolar dos alunos está condicionado ao contexto socioeconómico das suas famílias, com uma análise geográfica detalhada ao nível dos 278 municípios em Portugal Continental. Foi medido o desempenho escolar dos alunos de todo o sistema de ensino, público e privado, através dos seus resultados em exames nacionais no ensino básico e dos seus percursos escolares do ensino básico ao secundário para os anos letivos de 2007/08 a 2017/18. O estatuto socioeconómico dos alunos é medido através de um índice baseado na habilitação escolar, emprego e nível de rendimento dos pais, entre outras variáveis.
Para o indicador de resultados escolares, foram consideradas as classificações obtidas pelos alunos nos exames nacionais de final dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, às disciplinas de Matemática e de Português. Os exames nacionais de final de 1.º e 2.º ciclos, realizados nos 4.º e 6.º anos de escolaridade, respetivamente, são classificados numa escala de 1 a 5 e os exames nacionais de final de 3.º ciclo, realizados no 9.º ano de escolaridade, são classificados numa escala mais fina, de 0 a 100 pontos. Para permitir comparações com as classificações obtidas nos exames de final de 1.º e 2.º ciclos, foi utilizada a seguinte conversão:
>=50 pontos: classificação igual ou superior a 3 (resultados positivos)
>=70 pontos: classificação igual ou superior a 4 (resultados bons ou muito bons)
No topo dos gráficos encontra dois separadores que disponibilizam análises distintas para este tema:
ANÁLISE REGIONAL
Este quadro permite visualizar as disparidades entre as várias regiões de Portugal Continental (segmentadas por NUTS 2, NUTS 3 ou Municípios) em termos dos vários indicadores de desempenho escolar dos seus alunos e da sua associação com o nível socioeconómico das suas famílias.
Ao passar com o rato por cima de cada região (para os níveis geográficos NUTS 2, NUTS 3 ou Portugal Continental) será mostrada a evolução temporal do indicador.
ANÁLISE DE CORRELAÇÃO
Este quadro permite analisar a forma como as disparidades entre Municípios em termos dos indicadores de desempenho escolar se relacionam com características específicas dos Municípios.
Para conhecimento pormenorizado da metodologia empregue, particularmente na definição do estatuto socioeconómico, no cálculo do índice de estatuto socioeconómico para os alunos em escolas públicas e em escolas privadas ou na definição de preditores de disparidades regionais, bem como dos principais resultados e conclusões, cf. Luís Catela Nunes (Coord.). Da desigualdade social à desigualdade escolar nos municípios de Portugal, Fundação Belmiro de Azevedo, fev. 2023 (ISBN: 978-989-53711-4-3).
Fonte: EDUSTAT Fonte dos dados Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)
Dados dos alunos (anonimizados), disponibilizados para fins de investigação.
Júri Nacional de Exames (JNE) Dados das classificações dos alunos nos exames nacionais (anos letivos de 2007/08 - 2017/18).
Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) Dados para construção dos indicadores de caracterização dos municípios relacionados com emprego e salários a partir da base de microdados dos Quadros de Pessoal (Relatório Único).
Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) Taxa de desemprego por município.
Instituto Nacional de Estatística (INE) Dados relativos a emprego e população ativa, bem como dados municipais sobre a estrutura e as características das famílias, sobre a nacionalidade, a religião e o local de residência da população, assim como rácios do número de docentes por estudante.
Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) Taxas de criminalidade.
Instituto de Informática (II) Dados sobre o Rendimento Social de Inserção (RSI) e o Rendimento Mínimo Garantido (RMG).
Direção-Geral do Orçamento (DGO) Dados relativos às finanças municipais.
Comissão Nacional de Eleições (CNE) Dados sobre votações em partidos e abstenções em várias eleições autárquicas em Portugal.
Desigualdade social e desigualdade escolar nos municípios de Portugal