Detalhes | Assimetrias de contexto socieconómico entre escolas
Este dashboard apresenta as assimetrias no contexto socioeconómico dos alunos entre as escolas públicas dos ensinos básico e secundário nos diferentes distritos de Portugal continental, no ano letivo 2022/23.
A quantificação destas assimetrias regionais partem, em primeiro lugar, da análise da percentagem de alunos com Apoio Social Escolar (ASE) a nível dos distritos de Portugal continental. De seguida, de modo a se perceber se existem diferenças intra-regionais entre escolas, foram calculadas as diferenças médias na percentagem de alunos com ASE entre escolas em cada um dos distritos.
Os indicadores apresentados foram calculados a partir dos dados reportados pelas escolas públicas, de Portugal continental, aos sistemas de informação do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI). Abrangem os alunos matriculados no ensino secundário nas ofertas de educação e formação: Cursos Científicos-humanísticos (CCH) e Cursos Profissionais (CP), orientado para jovens, no ano letivo 2022/23. Para o cálculo dos indicadores consideraram-se apenas as escolas com pelo menos 30 alunos e cuja percentagem de alunos com ASE não fosse inferior a 4%. Foram também excluídas as escolas públicas de outros ministérios, como o Colégio Militar ou a Casa Pia.
Fonte: EDUSTAT Fonte dos dados:Assimetrias de contexto socieconómico entre escolas, DGEEC
Assimetrias de contexto socieconómico entre escolas