Este estudo avalia o impacto de uma das mais recentes políticas de ação afirmativa (affirmative action) em Portugal, que consistiu na criação de um novo contingente prioritário de acesso ao ensino superior, com 2% das vagas dedicadas aos alunos mais carenciados, beneficiários do escalão A de ação social escolar (ASE-A).
O dashboard permite visualizar a distribuição dos diplomados do ensino secundário, bem como a taxa de candidatura e admissão por região e nível de ação social escolar entre 2017 e 2023. São também apresentados três indicadores relacionados com o novo regime de acesso ao ensino superior - contingente prioritário - para os beneficiários de ação social escolar do escalão A em 2023:
Estudantes que utilizaram o contingente prioritário;
Candidatos ao abrigo do contingente prioritário admitidos no ensino superior público;
Candidatos que só foram admitidos no ensino superior público por terem utilizado o regime do contingente prioritário.
Nota metodológica
Na análise foram considerados os diplomados do ensino secundário da via académica (cursos científico-humanísticos) em escolas secundárias públicas entre 2017 e 2023. Os valores da taxa de candidatura e admissão referem-se à percentagem de diplomados do ensino secundário que se candidataram ao ensino superior público, que se candidataram a um programa seletivo de ensino superior (na primeira fase ou em qualquer fase) e a percentagem de diplomados do ensino secundário admitidos no ensino superior público, respetivamente. Os programas seletivos são os que apresentam nota mínima de entrada de 170 em 200 na primeira fase de candidaturas.
Fonte: EDUSTAT Fonte dos dados: Base de dados ENES (JNE via DGEEC) e base de dados CNA (DGES).
Impacto do Contingente Prioritário para Beneficiários de Ação Social Escolar