SEGMENTAÇÃO
Nível de alinhamento entre as classificações internas e as classificações dos exames nacionais no ensino secundário, por regiões
O indicador representa o maior ou menor alinhamento entre as classificações internas e as classificações dos exames nacionais no ensino secundário, por NUTS 3. Os valores são obtidos da diferença entre o Índice de Classificação Interna de Frequência [(média de CIF / média nacional CIF) * 100] e o Índice de Classificação de Exame Nacional [(média de CE / média nacional CE) * 100]. Para o cálculo da média nacional da Classificação de Exames (CE) fez-se uso dos resultados de todas escolas, públicas e privadas, e apenas foram considerados os alunos internos à escola que realizaram exame na primeira fase ou chamada. Esta análise permite identificar as regiões do país que tendem a sobrevalorizar (valores superiores a 0) ou a subvalorizar (valores inferiores a 0) as notas internas dos alunos, comparativamente às classificações obtidas nos exames nacionais, com consequências no seu acesso ao ensino superior. Apenas foram considerados os anos até 2019, uma vez que, com a pandemia por COVID-19, os critérios de realização de exames nacionais foram alterados.