EDUFAQS
A Educação em questões fundamentais.
Quantos são e como se distribuem os docentes, colaboradores não-docentes e alunos nos diferentes níveis de ensino?
Alunos matriculados no ensino básico por modalidade de ensino
Alunos matriculados no ensino básico por natureza do estabelecimento de ensino
Alunos matriculados no ensino básico por nível de ensino
Alunos matriculados no ensino básico por sexo
Alunos matriculados no ensino secundário por natureza do estabelecimento de ensino
Alunos matriculados no ensino secundário por sexo
Crianças com idades dos 0 aos 3 anos
Crianças matriculadas em creches
Crianças matriculadas no ensino pré-escolar por idade
Crianças matriculadas no ensino pré-escolar por sexo
Crianças matriculadas no ensino pré-escolar por subsistema de ensino
Distribuição de adultos matriculados nos diferentes tipos de curso orientados para formação de adultos
Distribuição de alunos matriculados em Cursos Profissionais
Distribuição de alunos matriculados no Ensino Recorrente
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Aprendizagem
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição de alunos matriculados nos ensinos básico e secundário
Distribuição de alunos matriculados nos Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição de alunos matriculados nos processos RVCC
Distribuição de estudantes matriculados em CTeSP
Distribuição do pessoal não docente em exercício de funções no ensino não superior
Distribuição dos docentes em exercício de funções no ensino superior
Distribuição dos educadores de infância em exercício de funções
Distribuição dos professores em exercício de funções nos ensinos básico e secundário
Docentes do ensino superior por natureza da instituição
Docentes do ensino superior por sexo
Docentes do ensino superior por subsistema de ensino
Educadores de infância em exercício por sexo
Educadores de infância em exercício por subsistema de ensino
Estudantes do ensino superior por natureza da instituição
Estudantes do ensino superior por nível de formação
Estudantes do ensino superior por sexo
Estudantes do ensino superior por subsistema de ensino
Nacionalidade dos docentes do ensino superior
Professores dos ensinos básico e secundário por ciclo de ensino
Professores dos ensinos básico e secundário por natureza do estabelecimento de ensino
Professores dos ensinos básico e secundário por sexo
Rácio de estudantes por docente doutorado no ensino superior
Rácio de estudantes por docente em ETI no ensino superior
Rácio de estudantes por docente no ensino superior
Taxa de escolarização de crianças entre os 0 e os 3 anos
Variação anual da taxa de escolarização dos 0 aos 3 anos
Qual o perfil dos docentes nos diferentes níveis de ensino e como tem evoluído ao longo do tempo?
Distribuição dos docentes do ensino superior por categoria profissional
Idade dos docentes do ensino superior
Idade dos educadores de infância
Idade dos professores do 1º ciclo do ensino básico
Idade dos professores do 2º ciclo do ensino básico
Idade dos professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário
Idade dos professores em exercício de funções
Nacionalidade dos docentes do ensino superior
Nacionalidade dos professores do ensino não superior
Percentagem de docentes do ensino superior com doutoramento
Perfil dos diretores em exercício de funções
Professores no desempenho de funções em educação especial
Qualificações dos educadores de infância
Qualificações dos professores dos ensinos básico e secundário
Taxa de evolução da idade dos professores em exercício no ensino não superior
Taxa de evolução do perfil dos docentes de educação especial
Taxa de evolução do perfil dos docentes do ensino profissional
Taxa de evolução do perfil dos educadores de infância
Taxa de evolução do perfil dos professores do 1º ciclo do ensino básico
Taxa de evolução do perfil dos professores do 2º ciclo do ensino básico
Taxa de evolução do perfil dos professores do 3º ciclo e do ensino secundário
Qual o perfil dos alunos nos diferentes níveis de ensino e como tem evoluído ao longo do tempo?
Alunos com necessidades especiais de educação por ano de ensino
Bolsa de estudo atribuídas a estudantes inscritos no ensino superior, por distrito
Crianças e alunos com necessidades especiais de educação por ciclo de ensino
Distribuição de alunos matriculados no Ensino Recorrente
Distribuição de alunos matriculados nos ensinos básico e secundário
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino básico
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino secundário (vias alternativas)
Distribuição dos estudantes do ensino superior
Estudantes inscritos no ensino superior por área de educação e formação
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com bolsa de estudos
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior no primeiro ano pela primeira vez
Qual o perfil dos não-docentes nos diferentes níveis de ensino e como tem evoluído ao longo do tempo?
Distribuição dos não docentes em exercício de funções no ensino não superior
Técnicos afetos à educação especial
Quanto se gasta no sistema de ensino em Portugal?
Despesa da Administração Pública em educação
Despesa da Administração Pública em educação em percentagem do PIB
Despesa da Administração Pública em educação per capita
Despesa do Estado com Ação Social Escolar no ensino não superior
Evolução da percentagem de recursos financeiros gastos em educação em instituições de ensino públicas e privadas
Recursos financeiros gastos em educação por aluno
Recursos financeiros gastos em educação por fonte de financiamento
Como se distribui o investimento em educação?
Distribuição de recursos financeiros em educação por tipo de despesa
Distribuição dos recursos financeiros em educação por despesa de capital
Distribuição dos recursos financeiros em educação por despesas correntes
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos
Como se financia a educação em Portugal?
Que recursos físicos e tecnológicos existem no sistema de ensino português e como se distribuem?
Computadores disponíveis nas escolas com acesso à internet por fim a que se destinam
Computadores disponíveis nas escolas por fim a que se destinam
Distribuição de computadores disponíveis nas escolas
Distribuição dos quadros interativos disponíveis nas escolas
Média de alunos matriculados por computador com ligação à Internet no ensino não superior
Média de vagas por creche
Oferta de creches
Oferta de creches por distrito
Percentagem de estabelecimentos de ensino não superior com acesso à internet para fins pedagógicos
Taxa de cobertura de creches
Taxa de cobertura de creches por distrito
Taxa de evolução de oferta de creches
Taxa de evolução de vagas em creches
Vagas em creches
Vagas em creches por distrito
Variação anual da taxa de cobertura de creches
Qual é o modelo organizativo das instituições de ensino e como tem evoluído?
Como é distribuído o tempo dedicado a atividades letivas, nos diferentes níveis de ensino?
Distribuição da média de horas da carga horária na escolaridade obrigatória
Distribuição das horas dedicadas às diferentes atividades educativas
Distribuição das horas passadas pelos professores no desenvolvimento e execução de diferentes atividades
Tempo despendido por participante em atividades de educação formal
Como é distribuído o tempo dos trabalhadores docentes e não-docentes e como tem evoluído?
Quais os principais resultados ao nível da conclusão dos diferentes níveis de ensino?
Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição de adultos que concluíram Cursos Profissionais
Distribuição de adultos que concluíram o Ensino Recorrente
Distribuição de adultos que concluíram o ensino regular
Distribuição de adultos que concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição de adultos que concluíram processos RVCC
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos Profissionais
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino básico
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o Ensino Recorrente
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino secundário (vias alternativas)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC
Evolução da taxa de conclusão dos alunos das formações modulares
Evolução da taxa de conclusão dos alunos do Ensino Recorrente
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos Cursos Profissionais
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos Percursos Curriculares Alternativos
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos processos RVCC
Evolução do número de alunos que concluem níveis de ensino
Índice de Classificação de Exames do 6º ano
Índice de Classificação de Exames do 9º ano
Média de Classificação de Exames do 6º ano
Média de Classificação de Exames do 9º ano
Média de Classificação de Exames do ensino secundário
Nível de alinhamento entre as classificações internas e as classificações dos exames nacionais no ensino secundário, por regiões
Quais os principais resultados ao nível da progressão dos alunos nos diferentes níveis de ensino?
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos Profissionais
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o Ensino Recorrente
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC
Duração média da pré-escolarização
Escolaridade da população residente em Portugal por nível de escolaridade completo mais elevado
Índice de Classificação de Exames do 6º ano
Índice de Classificação de Exames do 9º ano
Índice de Classificação de Exames do ensino secundário
Média de Classificação de Exames do 6º ano
Média de Classificação de Exames do 9º ano
Média de Classificação de Exames do ensino secundário
Nível de alinhamento entre as classificações internas e as classificações dos exames nacionais no ensino secundário, por regiões
Percentagem da população residente em Portugal por nível de escolaridade completo mais elevado
Percentagem de estudantes ainda no mesmo curso do ensino superior um ano após se terem inscrito nesse curso no 1º ano pela primeira vez
Percentagem de estudantes não encontrados no ensino superior um ano após se terem inscrito no 1º ano pela primeira vez
Taxa bruta de escolarização na educação pré-escolar
Taxa bruta de escolarização no ensino básico
Taxa bruta de escolarização no ensino secundário
Taxa de Abandono Antecipado (Censos)
Taxa de Abandono Escolar (Censos)
Taxa de Abandono Precoce (Censos)
Taxa de Atraso Escolar no 1.º ciclo do ensino básico (Censos)
Taxa de Atraso Escolar no 2.º ciclo do ensino básico (Censos)
Taxa de Atraso Escolar no 3.º ciclo do ensino básico (Censos)
Taxa de Atraso Escolar no ensino secundário (Censos)
Taxa de escolarização de crianças entre os 0 e os 3 anos
Taxa de retenção e desistência no 1º ciclo do ensino básico
Taxa de retenção e desistência no 2º ciclo do ensino básico
Taxa de retenção e desistência no 3º ciclo do ensino básico
Taxa de retenção e desistência no ensino básico
Taxa de retenção e desistência no ensino secundário
Taxa de retenção e desistência por ano de escolaridade
Taxa de transição / conclusão no 1º ciclo do ensino básico
Taxa de transição / conclusão no 2º ciclo no ensino básico
Taxa de transição / conclusão no 3º ciclo no ensino básico
Taxa de transição / conclusão no ensino básico
Taxa de transição / conclusão no ensino secundário
Taxa de transição / conclusão por ano de escolaridade
Taxa Média de Escolarização (Censos)
Taxa real de escolarização na educação pré-escolar
Taxa real de escolarização no ensino básico
Taxa real de escolarização no ensino secundário
Variação anual da taxa de escolarização dos 0 aos 3 anos
Quais os principais resultados obtidos pelos alunos nos processos de avaliação (nacionais e internacionais) nos diferentes níveis de ensino?
Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior
Índice de Classificação de Exames do 6º ano
Índice de Classificação de Exames do 9º ano
Índice de Classificação de Exames do ensino secundário
Média de Classificação de Exames do 6º ano
Média de Classificação de Exames do 9º ano
Média de Classificação de Exames do ensino secundário
Resultados do PISA em Ciências, Leitura e Matemática
Como comparam os resultados alcançados pelos alunos que frequentam diferentes ofertas formativas nos diferentes níveis de ensino?
Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior
Percentagem de estudantes ainda no mesmo curso do ensino superior um ano após se terem inscrito nesse curso no 1º ano pela primeira vez
Percentagem de estudantes não encontrados no ensino superior um ano após se terem inscrito no 1º ano pela primeira vez
Existem diferenças de desempenho relevantes de um ponto de vista regional?
Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos Profissionais
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino básico
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o Ensino Recorrente
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino secundário (vias alternativas)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC
Índice de Classificação de Exames do 6º ano
Índice de Classificação de Exames do 9º ano
Índice de Classificação de Exames do ensino secundário
Média de Classificação de Exames do 6º ano
Média de Classificação de Exames do 9º ano
Média de Classificação de Exames do ensino secundário
Nível de alinhamento entre as classificações internas e as classificações dos exames nacionais no ensino secundário, por regiões
Percentagem de estudantes ainda no mesmo curso do ensino superior um ano após se terem inscrito nesse curso no 1º ano pela primeira vez
Percentagem de estudantes não encontrados no ensino superior um ano após se terem inscrito no 1º ano pela primeira vez
Qual o nível de desigualdade (género, idade, nacionalidade) no desempenho dos alunos?
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos Profissionais
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino básico
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o Ensino Recorrente
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino secundário (vias alternativas)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC
Que relação existe entre os recursos atribuídos às instituições nos diferentes níveis de ensino e os resultados alcançados pelos alunos?
Em que medida níveis mais elevados de escolaridade estão relacionados com a obtenção de retornos mais elevados ao nível individual e familiar?
Ganhos medianos horários por nível de escolaridade
Ganhos médios anuais por atividade económica e nível de escolaridade
Ganhos médios brutos anuais dos trabalhadores por conta de outrem por nível de escolaridade mais elevado completo
Ganhos médios mensais por atividade económica e nível de escolaridade
Ganhos médios mensais por nível de escolaridade
Horas médias mensais remuneradas
Quais as vantagens em termos de empregabilidade na obtenção de um nível de escolaridade mais elevado?
Taxa de atividade (proporção de população ativa) por nível de escolaridade
Taxa de atividade (proporção de população empregada) por nível de escolaridade
Taxa de desemprego da população ativa com ensino superior completo
Taxa de desemprego da população ativa sem escolaridade obrigatória
Taxa de desemprego no total da população ativa
Taxa de desemprego por nível de escolaridade
Taxa de emprego de jovens que não estão em educação ou formação por país de nacionalidade
Taxa de emprego de jovens que não estão em educação ou formação por país de nascimento
Taxa de emprego por nível de escolaridade
Taxa de emprego por sexo, grupo etário e nível de escolaridade mais elevado completo
Taxa de variação da população empregada
Existem efeitos de contágio (positivos ou negativos) da educação na produtividade?
Produtividade por hora de trabalho
Produtividade real do trabalho por pessoa empregada
Valor Acrescentado por hora de trabalho
Valor Acrescentado por pessoa empregada
Que relação existe entre a educação e a satisfação (características) no(do) emprego?
Flexibilidade no horário de trabalho
Percentagem de emprego a tempo parcial/integral
Percentagem de emprego temporário
Percentagem dos trabalhadores por nível de escolaridade e contrato de trabalho
Satisfação no emprego
Saúde no trabalho por nível de escolaridade
Em que medida a saúde, o bem-estar e o estilo de vida estão relacionados com a educação?
Confiança nos outros
Confiança nos outros por escala de satisfação
Consumo de tabaco por nível de escolaridade
Esperança de vida por nível de escolaridade
Exposição ao tabaco por nível de escolaridade
Frequência do consumo de álcool por nível de escolaridade
Grau de felicidade por nível de escolaridade
Leitura de jornais
Leitura de livros
Mortalidade infantil por nível de escolaridade dos pais
Mortalidade por idade e nível de escolaridade
Nados vivos por idade e nível de escolaridade da mãe
Não participação em atividades culturais e desportivas
Necessidades de consultas de medicina dentária não satisfeitas
Necessidades de consultas médicas não satisfeitas
Participação em atividades artísticas
Participação em atividades culturais e desportivas
Percentagem da população que realizou rastreio de doenças cardiovasculares e diabetes
Percentagem de indivíduos com sintomas correntes depressivos
Percentagem de indivíduos que reportam ter boa saúde
Percentagem de mulheres que realizaram o último rastreio do colo do útero
Percentagem de mulheres que realizou mamografia
Uso de medicamentos não prescritos
Uso de medicamentos prescritos
Em que medida a participação cívica e política estão relacionados com a educação?
Que relação existe entre os recursos atribuídos às instituições e os resultados institucionais alcançados?
Em que medida o trabalho desenvolvido pelas instituições nos diferentes níveis de ensino incrementa a inovação e capacitação do meio envolvente?
Emprego de especialistas em TCI por idade
Emprego de especialistas em TCI por nível de escolaridade
Emprego de recursos humanos em C&T com ensino superior por idade, área de educação e formação e tipo de profissão
Emprego em setores intensivos em tecnologia e conhecimento por nível de escolaridade e atividade económica
Percentagem de doutorados ao serviço nos estabelecimentos
Percentagem de empresas que empregam especialistas em TCI por tipo de atividade
Percentagem de empresas que recrutaram ou tentaram recrutar especialistas em TCI por dimensão da empresa e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T com ensino superior por categoria, sexo, idade e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T por categoria, idade e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T por categoria, sexo, idade e tipo de atividade
Taxa de emprego de especialistas em TCI
Quais as condições de acesso às novas tecnologias em termos de computadores e serviços de internet?
Computadores disponíveis nas escolas com acesso à internet por fim a que se destinam
Computadores disponíveis nas escolas por fim a que se destinam
Distribuição de computadores disponíveis nas escolas
Distribuição dos quadros interativos disponíveis nas escolas
Percentagem da população que utilizou internet nos primeiros 3 meses do ano, por nível de escolaridade completo
Percentagem de agregados familiares com ligação à Internet em casa
Percentagem de estabelecimentos de ensino não superior com acesso à internet para fins pedagógicos
Percentagem de indivíduos que acedem à Internet, por nível de escolaridade mais elevado
Que recursos tecnológicos têm os portugueses para o ensino online?
Percentagem da população que utilizou internet nos primeiros 3 meses do ano, por nível de escolaridade completo
Percentagem de agregados familiares com ligação à Internet em casa
Percentagem de indivíduos que acedem à Internet, por nível de escolaridade mais elevado
Qual a escolaridade da população portuguesa e como tem evoluído ao longo do tempo?
Duração média da pré-escolarização
Escolaridade da população residente em Portugal por nível de escolaridade completo mais elevado
Percentagem da população residente em Portugal por nível de escolaridade completo mais elevado
Taxa bruta de escolarização na educação pré-escolar
Taxa bruta de escolarização no ensino básico
Taxa bruta de escolarização no ensino secundário
Taxa de escolarização de crianças entre os 0 e os 3 anos
Taxa Média de Escolarização (Censos)
Taxa real de escolarização na educação pré-escolar
Taxa real de escolarização no ensino básico
Taxa real de escolarização no ensino secundário