Resultados
Resultados da Pesquisa
Quantos são e como se distribuem os docentes, colaboradores não-docentes e alunos nos diferentes níveis de ensino?
Distribuição de adultos matriculados nos diferentes tipos de curso orientados para formação de adultos
Distribuição de alunos matriculados nos ensinos básico e secundário
Distribuição dos professores em exercício de funções nos ensinos básico e secundário
Distribuição dos educadores de infância em exercício de funções
Distribuição do pessoal não docente em exercício de funções no ensino não superior
Distribuição dos docentes em exercício de funções no ensino superior
Rácio de estudantes por docente no ensino superior
Rácio de estudantes por docente em ETI no ensino superior
Rácio de estudantes por docente doutorado no ensino superior
Nacionalidade dos docentes do ensino superior
Distribuição de alunos matriculados em Cursos Profissionais
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Aprendizagem
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição de alunos matriculados no Ensino Recorrente
Distribuição de alunos matriculados nos Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição de alunos matriculados nos processos RVCC
Distribuição de estudantes matriculados em CTeSP
Crianças matriculadas no ensino pré-escolar por idade
Crianças matriculadas no ensino pré-escolar por sexo
Crianças matriculadas no ensino pré-escolar por subsistema de ensino
Educadores de infância em exercício por sexo
Educadores de infância em exercício por subsistema de ensino
Alunos matriculados no ensino básico por modalidade de ensino
Alunos matriculados no ensino básico por nível de ensino
Alunos matriculados no ensino básico por sexo
Alunos matriculados no ensino básico por natureza do estabelecimento de ensino
Alunos matriculados no ensino secundário por natureza do estabelecimento de ensino
Alunos matriculados no ensino secundário por sexo
Professores dos ensinos básico e secundário por ciclo de ensino
Professores dos ensinos básico e secundário por sexo
Professores dos ensinos básico e secundário por natureza do estabelecimento de ensino
Docentes do ensino superior por sexo
Docentes do ensino superior por natureza da instituição
Docentes do ensino superior por subsistema de ensino
Estudantes do ensino superior por nível de formação
Estudantes do ensino superior por sexo
Estudantes do ensino superior por natureza da instituição
Estudantes do ensino superior por subsistema de ensino
Crianças com idades dos 0 aos 3 anos
Crianças matriculadas em creches
Taxa de escolarização de crianças entre os 0 e os 3 anos
Variação anual da taxa de escolarização dos 0 aos 3 anos
Qual o perfil dos docentes nos diferentes níveis de ensino e como tem evoluído ao longo do tempo?
Idade dos professores do 1º ciclo do ensino básico
Idade dos professores do 1º ciclo do ensino básico
Idade dos professores do 2º ciclo do ensino básico
Idade dos professores do 2º ciclo do ensino básico
Idade dos professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário
Idade dos professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário
Qualificações dos educadores de infância
Professores no desempenho de funções em educação especial
Qualificações dos educadores de infância
Taxa de evolução do perfil dos educadores de infância
Taxa de evolução do perfil dos professores do 1º ciclo do ensino básico
Taxa de evolução do perfil dos professores do 2º ciclo do ensino básico
Taxa de evolução do perfil dos professores do 3º ciclo e do ensino secundário
Taxa de evolução do perfil dos docentes de educação especial
Taxa de evolução do perfil dos docentes do ensino profissional
Taxa de evolução da idade dos professores em exercício no ensino não superior
Perfil dos diretores em exercício de funções
Idade dos professores em exercício de funções
Idade dos educadores de infância
Qualificações dos professores dos ensinos básico e secundário
Nacionalidade dos professores do ensino não superior
Idade dos docentes do ensino superior
Distribuição dos docentes do ensino superior por categoria profissional
Percentagem de docentes do ensino superior com doutoramento
Nacionalidade dos docentes do ensino superior
Perfil dos diretores em exercício de funções
Idade dos professores em exercício de funções
Idade dos educadores de infância
Qualificações dos professores dos ensinos básico e secundário
Nacionalidade dos professores do ensino não superior
Idade dos docentes do ensino superior
Distribuição dos docentes do ensino superior por categoria profissional
Percentagem de docentes do ensino superior com doutoramento
Nacionalidade dos docentes do ensino superior
Qual o perfil dos alunos nos diferentes níveis de ensino e como tem evoluído ao longo do tempo?
Estudantes inscritos no ensino superior por área de educação e formação
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com bolsa de estudos
Distribuição dos estudantes do ensino superior
Bolsa de estudo atribuídas a estudantes inscritos no ensino superior, por distrito
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos
Distribuição de alunos matriculados nos ensinos básico e secundário
Distribuição de alunos matriculados no Ensino Recorrente
Crianças e alunos com necessidades especiais de educação por ciclo de ensino
Alunos com necessidades especiais de educação por ano de ensino
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino básico
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino secundário (vias alternativas)
Qual o perfil dos não-docentes nos diferentes níveis de ensino e como tem evoluído ao longo do tempo?
Técnicos afetos à educação especial
Distribuição dos não docentes em exercício de funções no ensino não superior
Distribuição dos não docentes em exercício de funções no ensino não superior
Quanto se gasta no sistema de ensino em Portugal?
Recursos financeiros gastos em educação por fonte de financiamento
Recursos financeiros gastos em educação por aluno
Evolução da percentagem de recursos financeiros gastos em educação em instituições de ensino públicas e privadas
Despesa da Administração Pública em educação
Despesa da Administração Pública em educação per capita
Despesa da Administração Pública em educação em percentagem do PIB
Despesa do Estado com Ação Social Escolar no ensino não superior
Como se distribui o investimento em educação?
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos
Distribuição dos recursos financeiros em educação por despesa de capital
Distribuição dos recursos financeiros em educação por despesas correntes
Distribuição de recursos financeiros em educação por tipo de despesa
Que recursos físicos e tecnológicos existem no sistema de ensino português e como se distribuem?
Média de alunos matriculados por computador com ligação à Internet no ensino não superior
Computadores disponíveis nas escolas por fim a que se destinam
Distribuição dos quadros interativos disponíveis nas escolas
Percentagem de estabelecimentos de ensino não superior com acesso à internet para fins pedagógicos
Distribuição de computadores disponíveis nas escolas
Computadores disponíveis nas escolas com acesso à internet por fim a que se destinam
Oferta de creches
Vagas em creches
Média de vagas por creche
Taxa de evolução de oferta de creches
Taxa de evolução de vagas em creches
Oferta de creches por distrito
Vagas em creches por distrito
Taxa de cobertura de creches por distrito
Taxa de cobertura de creches
Variação anual da taxa de cobertura de creches
Como é distribuído o tempo dedicado a atividades letivas, nos diferentes níveis de ensino?
Distribuição da média de horas da carga horária na escolaridade obrigatória
Distribuição das horas dedicadas às diferentes atividades educativas
Distribuição das horas passadas pelos professores no desenvolvimento e execução de diferentes atividades
Tempo despendido por participante em atividades de educação formal
Quais os principais resultados ao nível da conclusão dos diferentes níveis de ensino?
Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior
Evolução do número de alunos que concluem níveis de ensino
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos processos RVCC
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos Profissionais
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o Ensino Recorrente
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição de adultos que concluíram processos RVCC
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos Cursos Profissionais
Evolução da taxa de conclusão dos alunos do Ensino Recorrente
Evolução da taxa de conclusão dos alunos das formações modulares
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição de adultos que concluíram o ensino regular
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição de adultos que concluíram Cursos Profissionais
Distribuição de adultos que concluíram o Ensino Recorrente
Distribuição de adultos que concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Média de Classificação de Exames do 6º ano
Índice de Classificação de Exames do 6º ano
Média de Classificação de Exames do 9º ano
Índice de Classificação de Exames do 9º ano
Média de Classificação de Exames do ensino secundário
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino básico
Nível de alinhamento entre as classificações internas e as classificações dos exames nacionais no ensino secundário, por regiões
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino secundário (vias alternativas)
Quais os principais resultados ao nível da progressão dos alunos nos diferentes níveis de ensino?
Taxa de escolarização de crianças entre os 0 e os 3 anos
Variação anual da taxa de escolarização dos 0 aos 3 anos
Nível de alinhamento entre as classificações internas e as classificações dos exames nacionais no ensino secundário, por regiões
Duração média da pré-escolarização
Média de Classificação de Exames do 6º ano
Índice de Classificação de Exames do 6º ano
Média de Classificação de Exames do 9º ano
Índice de Classificação de Exames do 9º ano
Média de Classificação de Exames do ensino secundário
Índice de Classificação de Exames do ensino secundário
Taxa de retenção e desistência por ano de escolaridade
Taxa de transição / conclusão por ano de escolaridade
Taxa de transição / conclusão no ensino básico
Taxa de transição / conclusão no ensino secundário
Taxa de transição / conclusão no 1º ciclo do ensino básico
Taxa de transição / conclusão no 2º ciclo no ensino básico
Taxa de transição / conclusão no 3º ciclo no ensino básico
Taxa de retenção e desistência no 1º ciclo do ensino básico
Taxa de retenção e desistência no 2º ciclo do ensino básico
Taxa de retenção e desistência no 3º ciclo do ensino básico
Taxa bruta de escolarização na educação pré-escolar
Taxa real de escolarização na educação pré-escolar
Taxa bruta de escolarização no ensino básico
Taxa real de escolarização no ensino básico
Taxa bruta de escolarização no ensino secundário
Taxa real de escolarização no ensino secundário
Escolaridade da população residente em Portugal por nível de escolaridade completo mais elevado
Percentagem da população residente em Portugal por nível de escolaridade completo mais elevado
Taxa de Atraso Escolar no 1.º ciclo do ensino básico (Censos)
Taxa de Atraso Escolar no 2.º ciclo do ensino básico (Censos)
Taxa de Atraso Escolar no 3.º ciclo do ensino básico (Censos)
Taxa de Atraso Escolar no ensino secundário (Censos)
Taxa de Abandono Escolar (Censos)
Taxa de Abandono Antecipado (Censos)
Taxa de Abandono Precoce (Censos)
Taxa Média de Escolarização (Censos)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos Profissionais
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o Ensino Recorrente
Taxa de retenção e desistência no ensino básico
Taxa de retenção e desistência no ensino secundário
Percentagem de estudantes não encontrados no ensino superior um ano após se terem inscrito no 1º ano pela primeira vez
Percentagem de estudantes ainda no mesmo curso do ensino superior um ano após se terem inscrito nesse curso no 1º ano pela primeira vez
Quais os principais resultados obtidos pelos alunos nos processos de avaliação (nacionais e internacionais) nos diferentes níveis de ensino?
Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior
Resultados do PISA em Ciências, Leitura e Matemática
Média de Classificação de Exames do 6º ano
Média de Classificação de Exames do 9º ano
Média de Classificação de Exames do ensino secundário
Índice de Classificação de Exames do 6º ano
Índice de Classificação de Exames do 9º ano
Índice de Classificação de Exames do ensino secundário
Como comparam os resultados alcançados pelos alunos que frequentam diferentes ofertas formativas nos diferentes níveis de ensino?
Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior
Percentagem de estudantes não encontrados no ensino superior um ano após se terem inscrito no 1º ano pela primeira vez
Percentagem de estudantes ainda no mesmo curso do ensino superior um ano após se terem inscrito nesse curso no 1º ano pela primeira vez
Existem diferenças de desempenho relevantes de um ponto de vista regional?
Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior
Percentagem de estudantes não encontrados no ensino superior um ano após se terem inscrito no 1º ano pela primeira vez
Percentagem de estudantes ainda no mesmo curso do ensino superior um ano após se terem inscrito nesse curso no 1º ano pela primeira vez
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o Ensino Recorrente
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos Profissionais
Média de Classificação de Exames do 6º ano
Índice de Classificação de Exames do 6º ano
Média de Classificação de Exames do 9º ano
Índice de Classificação de Exames do 9º ano
Média de Classificação de Exames do ensino secundário
Índice de Classificação de Exames do ensino secundário
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino secundário (vias alternativas)
Nível de alinhamento entre as classificações internas e as classificações dos exames nacionais no ensino secundário, por regiões
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino básico
Qual o nível de desigualdade (género, idade, nacionalidade) no desempenho dos alunos?
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino básico
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino secundário (vias alternativas)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos Profissionais
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o Ensino Recorrente
Em que medida níveis mais elevados de escolaridade estão relacionados com a obtenção de retornos mais elevados ao nível individual e familiar?
Ganhos medianos horários por nível de escolaridade
Ganhos médios brutos anuais dos trabalhadores por conta de outrem por nível de escolaridade mais elevado completo
Ganhos médios mensais por nível de escolaridade
Horas médias mensais remuneradas
Ganhos médios anuais por atividade económica e nível de escolaridade
Ganhos médios mensais por atividade económica e nível de escolaridade
Quais as vantagens em termos de empregabilidade na obtenção de um nível de escolaridade mais elevado?
Taxa de atividade (proporção de população ativa) por nível de escolaridade
Taxa de desemprego no total da população ativa
Taxa de emprego por nível de escolaridade
Taxa de atividade (proporção de população empregada) por nível de escolaridade
Taxa de desemprego por nível de escolaridade
Taxa de desemprego da população ativa com ensino superior completo
Taxa de desemprego da população ativa sem escolaridade obrigatória
Taxa de emprego de jovens que não estão em educação ou formação por país de nacionalidade
Taxa de emprego de jovens que não estão em educação ou formação por país de nascimento
Taxa de emprego por sexo, grupo etário e nível de escolaridade mais elevado completo
Taxa de variação da população empregada
Existem efeitos de contágio (positivos ou negativos) da educação na produtividade?
Produtividade por hora de trabalho
Produtividade real do trabalho por pessoa empregada
Valor Acrescentado por pessoa empregada
Valor Acrescentado por hora de trabalho
Que relação existe entre a educação e a satisfação (características) no(do) emprego?
Flexibilidade no horário de trabalho
Percentagem de emprego a tempo parcial/integral
Percentagem de emprego temporário
Percentagem dos trabalhadores por nível de escolaridade e contrato de trabalho
Satisfação no emprego
Saúde no trabalho por nível de escolaridade
Em que medida a saúde, o bem-estar e o estilo de vida estão relacionados com a educação?
Confiança nos outros por escala de satisfação
Confiança nos outros
Consumo de tabaco por nível de escolaridade
Esperança de vida por nível de escolaridade
Exposição ao tabaco por nível de escolaridade
Frequência do consumo de álcool por nível de escolaridade
Grau de felicidade por nível de escolaridade
Leitura de jornais
Leitura de livros
Mortalidade infantil por nível de escolaridade dos pais
Mortalidade por idade e nível de escolaridade
Nados vivos por idade e nível de escolaridade da mãe
Não participação em atividades culturais e desportivas
Necessidades de consultas de medicina dentária não satisfeitas
Necessidades de consultas médicas não satisfeitas
Participação em atividades artísticas
Participação em atividades culturais e desportivas
Percentagem da população que realizou rastreio de doenças cardiovasculares e diabetes
Percentagem de indivíduos com sintomas correntes depressivos
Percentagem de indivíduos que reportam ter boa saúde
Percentagem de mulheres que realizaram o último rastreio do colo do útero
Percentagem de mulheres que realizou mamografia
Uso de medicamentos não prescritos
Uso de medicamentos prescritos
Em que medida a participação cívica e política estão relacionados com a educação?
Em que medida o trabalho desenvolvido pelas instituições nos diferentes níveis de ensino incrementa a inovação e capacitação do meio envolvente?
Emprego de especialistas em TCI por idade
Emprego de especialistas em TCI por nível de escolaridade
Emprego de recursos humanos em C&T com ensino superior por idade, área de educação e formação e tipo de profissão
Emprego em setores intensivos em tecnologia e conhecimento por nível de escolaridade e atividade económica
Percentagem de doutorados ao serviço nos estabelecimentos
Percentagem de empresas que empregam especialistas em TCI por tipo de atividade
Percentagem de empresas que recrutaram ou tentaram recrutar especialistas em TCI por dimensão da empresa e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T por categoria, idade e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T por categoria, sexo, idade e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T com ensino superior por categoria, sexo, idade e tipo de atividade
Taxa de emprego de especialistas em TCI
Quais as ofertas educativas disponíveis nos diferentes níveis de ensino em Portugal?
Distribuição de alunos matriculados nos ensinos básico e secundário
Distribuição de alunos matriculados nos processos RVCC
Distribuição de alunos matriculados nos Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição de alunos matriculados no Ensino Recorrente
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Aprendizagem
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição de alunos matriculados em Cursos Profissionais
Distribuição de estudantes matriculados em CTeSP
Qual é a distribuição geográfica das diferentes ofertas educativas?
Distribuição de estudantes matriculados em CTeSP
Distribuição de alunos matriculados em Cursos Profissionais
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Aprendizagem
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição de alunos matriculados no Ensino Recorrente
Distribuição de alunos matriculados nos Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição de alunos matriculados nos processos RVCC
Distribuição de alunos matriculados nos ensinos básico e secundário
Que apoios estão disponíveis e são oferecidos aos alunos nos diferentes níveis de ensino?
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com bolsa de estudos
Percentagem do investimento público em educação gasta em ajudas financeiras aos alunos
Bolsa de estudo atribuídas a estudantes inscritos no ensino superior, por distrito
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos
Beneficiários da Ação Social Escolar no ensino não superior público
Alunos com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Alunos com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), por domínio de atividade
Escolas com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), por domínio de atividade
Média de alunos por turma com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Qual a distribuição geográfica dos apoios disponíveis nos diferentes níveis de ensino?
Escolas com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Alunos com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Alunos com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), por domínio de atividade
Escolas com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), por domínio de atividade
Média de alunos por turma com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Crianças e alunos com necessidades especiais de educação por ciclo de ensino
Bolsa de estudo atribuídas a estudantes inscritos no ensino superior, por distrito
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com bolsa de estudos
Percentagem do investimento público em educação gasta em ajudas financeiras aos alunos
Qual é o nível de diversidade de oferta formativa acessível?
Distribuição de alunos matriculados nos ensinos básico e secundário
Distribuição de estudantes matriculados em CTeSP
Distribuição de alunos matriculados nos processos RVCC
Distribuição de alunos matriculados nos Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição de alunos matriculados no Ensino Recorrente
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Aprendizagem
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição de alunos matriculados em Cursos Profissionais
Quem são os alunos que acedem e participam no sistema de ensino português, nos diferentes níveis de ensino e ofertas educativas?
Distribuição de alunos matriculados em Cursos Profissionais
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Aprendizagem
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição de alunos matriculados no Ensino Recorrente
Distribuição de alunos matriculados nos Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição de alunos matriculados nos processos RVCC
Distribuição de estudantes matriculados em CTeSP
Distribuição de adultos matriculados nos diferentes tipos de curso orientados para formação de adultos
Distribuição de alunos matriculados nos ensinos básico e secundário
Estudantes inscritos no ensino superior por área de educação e formação
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com bolsa de estudos
Distribuição dos estudantes do ensino superior
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior no primeiro ano pela primeira vez através do concurso especial para maiores de 23 anos
Percentagem de estudantes trabalhadores inscritos no ensino superior
Bolsa de estudo atribuídas a estudantes inscritos no ensino superior, por distrito
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos
Qual o nível de participação de adultos no sistema de ensino português?
Bolsa de estudo atribuídas a estudantes inscritos no ensino superior, por distrito
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos
Distribuição de adultos matriculados nos diferentes tipos de curso orientados para formação de adultos
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com bolsa de estudos
Distribuição dos estudantes do ensino superior
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior no primeiro ano pela primeira vez através do concurso especial para maiores de 23 anos
Existem diferenças significativas nos grupos sociais que participam no sistema de ensino português face à população?
Distribuição de adultos matriculados nos diferentes tipos de curso orientados para formação de adultos
Distribuição de alunos matriculados nos ensinos básico e secundário
Distribuição de estudantes matriculados em CTeSP
Distribuição de alunos matriculados nos processos RVCC
Distribuição de alunos matriculados nos Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição de alunos matriculados no Ensino Recorrente
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Aprendizagem
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição de alunos matriculados nos Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição de alunos matriculados em Cursos Profissionais
Existem diferenças nos percursos dos alunos com diferentes características, nos diferentes níveis de ensino?
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o Ensino Recorrente
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos processos RVCC
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos Percursos Curriculares Alternativos
Evolução da taxa de conclusão dos alunos das formações modulares
Evolução da taxa de conclusão dos alunos do Ensino Recorrente
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos Cursos Profissionais
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos Profissionais
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino secundário (vias alternativas)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino básico
Existem diferenças nos percursos dos alunos com diferentes características, nas diferentes ofertas formativas?
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino básico
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino secundário (vias alternativas)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos Profissionais
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos Cursos Profissionais
Evolução da taxa de conclusão dos alunos do Ensino Recorrente
Evolução da taxa de conclusão dos alunos das formações modulares
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos Percursos Curriculares Alternativos
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos processos RVCC
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o Ensino Recorrente
Qual o tempo médio entre a conclusão de um ciclo de estudos e a entrada no mercado de trabalho (1º emprego)?
Qual é a proporção de NEEFs por idade e nível de educação?
Percentagem de jovens NEEF por nível de escolaridade (Série 2011)
Taxa de abandono precoce de educação e formação
Percentagem de jovens NEEF por nível de escolaridade
Distribuição de jovens NEEF por nacionalidade
Distribuição de jovens NEEF por país de nascimento
Quais as diferenças, em termos e origem cultural e socioeconómica, nas transições da educação para o emprego?
Que relação existe entre o nível de escolaridade alcançado e a empregabilidade/situação profissional?
Taxa de desemprego da população ativa com ensino superior completo
Taxa de desemprego da população ativa sem escolaridade obrigatória
De que forma a participação no mercado de trabalho (emprego, desemprego, inatividade) depende do nível de escolaridade?
Taxa de atividade (proporção de população empregada) por nível de escolaridade
Taxa de desemprego por nível de escolaridade
Taxa de emprego por sexo, grupo etário e nível de escolaridade mais elevado completo
Taxa de variação da população empregada
Taxa de atividade por país de nacionalidade
Taxa de atividade por país de nascimento
Taxa de inatividade
Taxa de atividade (proporção de população ativa) por nível de escolaridade
Taxa de desemprego no total da população ativa
Taxa de emprego por nível de escolaridade
Existem diferenças na participação de diplomados de diferentes origens socioeconómicas e culturais no mercado de trabalho?
Taxa de emprego de jovens que não estão em educação ou formação por país de nacionalidade
Taxa de emprego de jovens que não estão em educação ou formação por país de nascimento
Taxa de emprego por país de nacionalidade
Taxa de emprego por país de nascimento
Haverá diferenças nos retornos económicos da educação por área de formação, sexo ou origem socioeconómica e cultural?
Confiança nos outros por escala de satisfação
Grau de felicidade por nível de escolaridade
Leitura de jornais
Leitura de livros
Não participação em atividades culturais e desportivas
Necessidades de consultas de medicina dentária não satisfeitas
Necessidades de consultas médicas não satisfeitas
Participação em atividades artísticas
Participação em atividades culturais e desportivas
Ganhos relativos
Em que medida níveis mais elevados de escolaridade estão relacionados com diferenças nos níveis de rendimento das famílias?
Ganhos médios anuais por atividade económica e nível de escolaridade
Ganhos médios mensais por atividade económica e nível de escolaridade
Ganhos medianos horários por nível de escolaridade
Ganhos médios brutos anuais dos trabalhadores por conta de outrem por nível de escolaridade mais elevado completo
Horas médias mensais remuneradas
Proporção dos trabalhadores com baixos salários
Qual a evolução da percentagem de riqueza detida pelas famílias mais escolarizadas?
Ganhos médios mensais por nível de escolaridade
Percentagem da população com rendimento igual ou superior a limiares nacionais específicos
Rendimento médio e mediano
Taxa de privação material severa
Taxa de privação material severa para crianças por nível de escolaridade dos pais
Taxa de risco de pobreza para crianças por nível de escolaridade dos pais
Taxa de risco de pobreza persistente
Taxa de risco de pobreza antes e após transferências sociais
Haverá diferenças nos retornos não económicos da educação por área de formação, sexo ou origem socioeconómica e cultural?
Confiança nos outros por escala de satisfação
Grau de felicidade por nível de escolaridade
Leitura de jornais
Leitura de livros
Não participação em atividades culturais e desportivas
Necessidades de consultas de medicina dentária não satisfeitas
Necessidades de consultas médicas não satisfeitas
Participação em atividades artísticas
Participação em atividades culturais e desportivas
Em que medida a área de educação, o género ou a origem socioeconómica e cultural poderão explicar diferenças na satisfação e qualidade do emprego?
Percentagem de emprego a tempo parcial/integral
Percentagem de emprego temporário
Percentagem dos trabalhadores por nível de escolaridade e contrato de trabalho
Satisfação no emprego
Pessoas a viverem em agregados com muito baixa intensidade de trabalho
Quais os resultados da certificação dos sistemas internos de garantia da qualidade das instituições de educação?
Quais os resultados da avaliação externa das unidades de investigação das instituições de educação?
Percentagem de instituições de investigação avaliadas pela FCT com cada nota de classificação
Percentagem de instituições de investigação avaliadas pela FCT com nota de classificação igual ou superior a "Muito Bom"
Que percentagem de instituições de educação têm sistemas internos de garantia da qualidade?
Como se caracterizam, em termos de qualificações, os recursos humanos das instituições de ensino?
Perfil dos diretores em exercício de funções
Qualificações dos professores dos ensinos básico e secundário
Percentagem de docentes do ensino superior com doutoramento
Distribuição dos não docentes em exercício de funções no ensino não superior
Taxa de evolução da idade dos professores em exercício no ensino não superior
Taxa de evolução do perfil dos educadores de infância
Taxa de evolução do perfil dos docentes de educação especial
Taxa de evolução do perfil dos professores do 3º ciclo e do ensino secundário
Taxa de evolução do perfil dos professores do 2º ciclo do ensino básico
Taxa de evolução do perfil dos professores do 1º ciclo do ensino básico
Taxa de evolução do perfil dos docentes do ensino profissional
Qualificações dos educadores de infância
Como se caracterizam os recursos humanos das instituições de ensino relativamente ao seu vínculo contratual?
Taxa de evolução do perfil dos docentes do ensino profissional
Taxa de evolução do perfil dos professores do 1º ciclo do ensino básico
Taxa de evolução do perfil dos professores do 2º ciclo do ensino básico
Taxa de evolução do perfil dos professores do 3º ciclo e do ensino secundário
Taxa de evolução do perfil dos docentes de educação especial
Taxa de evolução do perfil dos educadores de infância
Taxa de evolução da idade dos professores em exercício no ensino não superior
Distribuição dos docentes do ensino superior por categoria profissional
Distribuição dos não docentes em exercício de funções no ensino não superior
Qual o rácio entre os recursos humanos existentes nas instituições de ensino e os alunos que as frequentam?
Rácio de estudantes por docente no ensino superior
Rácio de estudantes por docente em ETI no ensino superior
Rácio de estudantes por docente doutorado no ensino superior
Rácio entre profissionais educativos (professores, educadores de infância, não docentes, técnicos) e alunos
As instituições de educação dispõem dos recursos didáticos e tecnológicos (computadores, acesso à internet, materiais e equipamento laboratorial, livros, etc.) adequados à sua missão?
Média de alunos matriculados por computador com ligação à Internet no ensino não superior
Computadores disponíveis nas escolas por fim a que se destinam
Distribuição dos quadros interativos disponíveis nas escolas
Percentagem de estabelecimentos de ensino não superior com acesso à internet para fins pedagógicos
Distribuição de computadores disponíveis nas escolas
Computadores disponíveis nas escolas com acesso à internet por fim a que se destinam
Que apoios sociais (ação social escolar, apoio à integração de minorias, apoios pedagógicos, apoios psicológicos, apoios aos alunos com necessidades educativas especiais, transição para o mercado de trabalho, etc.) são disponibilizados aos alunos pelas instituições de educação?
Bolsa de estudo atribuídas a estudantes inscritos no ensino superior, por distrito
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com bolsa de estudos
Percentagem do investimento público em educação gasta em ajudas financeiras aos alunos
Beneficiários da Ação Social Escolar no ensino não superior público
Escolas com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Alunos com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Alunos com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), por domínio de atividade
Escolas com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), por domínio de atividade
Média de alunos por turma com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Crianças e alunos com necessidades especiais de educação por ciclo de ensino
Desempenho funcional dos alunos com necessidades especiais de educação que frequentam os ensinos básico e secundário
Desempenho funcional das crianças com necessidades especiais de educação que frequentam jardins de infância
Professores no desempenho de funções em educação especial
Técnicos afetos à educação especial
Ações de Prevenção Criminal do Programa Escola Segura
Ações de sensibilização do Programa Escola Segura por tema
Alunos com necessidades especiais de educação por ano de ensino
Apoios especializados identificados nos relatórios técnico-pedagógicos (Série 2021)
Intervenção de docentes de educação especial identificada nos relatórios técnico-pedagógicos (Série 2021)
Professores que desempenham funções específicas de apoio à aprendizagem e à inclusão (Série 2021)
Técnicos especializados de apoio à aprendizagem e à inclusão (Série 2021)
Taxa de prevalência de medidas de apoio à aprendizagem e/ou à inclusão (Série 2021)
Apoios especializados identificados nos Programas Educativos Individuais (Série 2021)
Intervenção de docentes de educação especial identificada nos Programas Educativos Individuais (Série 2021)
Como se caracteriza a oferta de atividades não-curriculares das instituições de educação (projetos nacionais/internacionais, atividades culturais, desenvolvimento de competências transversais, educação para a cidadania, etc.)?
Ações de Prevenção Criminal do Programa Escola Segura
Ações de sensibilização do Programa Escola Segura por tema
Escolas com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Alunos com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Alunos com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), por domínio de atividade
Escolas com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), por domínio de atividade
Média de alunos por turma com Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Quais os resultados do desempenho académico dos alunos e como têm evoluído ao longo do tempo (transição que inclui o acesso ao ensino superior, retenção, abandono, conclusão, notas finais, etc.)?
Taxa de retenção e desistência no 1º ciclo do ensino básico
Taxa de retenção e desistência no 3º ciclo do ensino básico
Taxa de retenção e desistência no 2º ciclo do ensino básico
Taxa de retenção e desistência por ano de escolaridade
Taxa de transição / conclusão por ano de escolaridade
Taxa de transição / conclusão no ensino básico
Taxa de transição / conclusão no ensino secundário
Taxa de transição / conclusão no 1º ciclo do ensino básico
Taxa de transição / conclusão no 2º ciclo no ensino básico
Taxa de transição / conclusão no 3º ciclo no ensino básico
Taxa de Atraso Escolar no 1.º ciclo do ensino básico (Censos)
Taxa de Atraso Escolar no 2.º ciclo do ensino básico (Censos)
Taxa de Atraso Escolar no 3.º ciclo do ensino básico (Censos)
Taxa de Atraso Escolar no ensino secundário (Censos)
Taxa de Abandono Escolar (Censos)
Taxa de Abandono Antecipado (Censos)
Taxa de Abandono Precoce (Censos)
Taxa Média de Escolarização (Censos)
Taxa bruta de escolarização na educação pré-escolar
Taxa real de escolarização na educação pré-escolar
Taxa bruta de escolarização no ensino básico
Taxa real de escolarização no ensino básico
Taxa bruta de escolarização no ensino secundário
Taxa real de escolarização no ensino secundário
Escolaridade da população residente em Portugal por nível de escolaridade completo mais elevado
Percentagem da população residente em Portugal por nível de escolaridade completo mais elevado
Média de Classificação de Exames do 6º ano
Índice de Classificação de Exames do 6º ano
Média de Classificação de Exames do 9º ano
Índice de Classificação de Exames do 9º ano
Média de Classificação de Exames do ensino secundário
Índice de Classificação de Exames do ensino secundário
Distribuição de adultos que concluíram o ensino regular
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Distribuição de adultos que concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição de adultos que concluíram o Ensino Recorrente
Distribuição de adultos que concluíram Cursos Profissionais
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o Ensino Recorrente
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percursos Curriculares Alternativos
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos processos RVCC
Taxa de retenção e desistência no ensino básico
Taxa de retenção e desistência no ensino secundário
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação (CEF)
Evolução da taxa de conclusão dos alunos das formações modulares
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos Percursos Curriculares Alternativos
Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos Cursos Profissionais
Evolução da taxa de conclusão dos alunos do Ensino Recorrente
Distribuição de adultos que concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição de adultos que concluíram processos RVCC
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Aprendizagem
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Cursos Profissionais
Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior
Percentagem de estudantes não encontrados no ensino superior um ano após se terem inscrito no 1º ano pela primeira vez
Percentagem de estudantes ainda no mesmo curso do ensino superior um ano após se terem inscrito nesse curso no 1º ano pela primeira vez
Evolução do número de alunos que concluem níveis de ensino
Nível de alinhamento entre as classificações internas e as classificações dos exames nacionais no ensino secundário, por regiões
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino básico
Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino secundário (vias alternativas)
Como variam, ao longo do tempo, os resultados dos alunos por instituição de educação face às médias nacionais?
Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior
Percentagem de estudantes não encontrados no ensino superior um ano após se terem inscrito no 1º ano pela primeira vez
Percentagem de estudantes ainda no mesmo curso do ensino superior um ano após se terem inscrito nesse curso no 1º ano pela primeira vez
Quais os resultados da empregabilidade dos diplomados das instituições de educação e como tem evoluído ao longo do tempo?
Taxa de desemprego por nível de escolaridade
Taxa de desemprego da população ativa com ensino superior completo
Taxa de desemprego da população ativa sem escolaridade obrigatória
Taxa de emprego de jovens que não estão em educação ou formação por país de nascimento
Taxa de emprego por sexo, grupo etário e nível de escolaridade mais elevado completo
Percentagem de emprego a tempo parcial/integral
Percentagem de emprego temporário
Tempo médio entre a conclusão de um nível de ensino e o primeiro emprego
Percentagem de jovens NEEF por nível de escolaridade (Série 2011)
Taxa de emprego por nível de escolaridade
Percentagem de jovens NEEF por nível de escolaridade
Taxa de abandono precoce de educação e formação
Como variam, ao longo do tempo, os resultados de empregabilidade face aos graus académicos?
Taxa de variação da população empregada
Produtividade por hora de trabalho
Produtividade real do trabalho por pessoa empregada
Valor Acrescentado por pessoa empregada
Valor Acrescentado por hora de trabalho
Taxa de emprego dos recém-diplomados por nível de escolaridade
Quais os resultados da relação das instituições de educação com o meio envolvente (patentes, atividades consultoria, empreendedorismo, transferência e comercialização de conhecimento) e como têm evoluído ao longo de tempo?
Emprego de especialistas em TCI por nível de escolaridade
Percentagem de doutorados ao serviço nos estabelecimentos
Percentagem de empresas que empregam especialistas em TCI por tipo de atividade
Recursos humanos em C&T por categoria, idade e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T por categoria, sexo, idade e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T com ensino superior por categoria, sexo, idade e tipo de atividade
Pedidos de patentes ao Instituto Europeu de Patentes no domínio da aprendizagem e educação
Quantos são e como se distribuem os docentes, não-docentes, técnicos especializados e investigadores nas instituições de educação?
Distribuição dos professores em exercício de funções nos ensinos básico e secundário
Distribuição dos educadores de infância em exercício de funções
Distribuição do pessoal não docente em exercício de funções no ensino não superior
Distribuição dos docentes em exercício de funções no ensino superior
Rácio de estudantes por docente no ensino superior
Rácio de estudantes por docente em ETI no ensino superior
Rácio de estudantes por docente doutorado no ensino superior
Técnicos afetos à educação especial
Qual o perfil dos técnicos especializados nos diferentes níveis de ensino e como tem evoluído ao longo do tempo?
Quanto se gasta com as instituições de ensino em Portugal (investimento público e privado)?
Recursos financeiros gastos em educação por fonte de financiamento
Despesa da Administração Pública em educação per capita
Despesa da Administração Pública em educação em percentagem do PIB
Despesa da Administração Pública em educação
Como se distribuem os recursos financeiros atribuídos às instituições de ensino (região/salários/aquisição de materiais/alunos/etc.)?
Recursos financeiros gastos em educação por aluno
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos
Distribuição dos recursos financeiros em educação por despesa de capital
Distribuição dos recursos financeiros em educação por despesas correntes
Distribuição de recursos financeiros em educação por tipo de despesa
Que apoios financeiros são oferecidos aos alunos no acesso e frequência dos diferentes níveis de ensino (bolsas/ASE/etc.)?
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com bolsa de estudos
Percentagem do investimento público em educação gasta em ajudas financeiras aos alunos
Bolsa de estudo atribuídas a estudantes inscritos no ensino superior, por distrito
Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos
Beneficiários da Ação Social Escolar no ensino não superior público
De que recursos didáticos dispõem as instituições de ensino e como se distribuem (tecnológicos/material de laboratório/manuais escolares/livros (biblioteca)/etc.)?
Distribuição de computadores disponíveis nas escolas
Computadores disponíveis nas escolas com acesso à internet por fim a que se destinam
Média de alunos matriculados por computador com ligação à Internet no ensino não superior
Computadores disponíveis nas escolas por fim a que se destinam
Distribuição dos quadros interativos disponíveis nas escolas
Quais são e como se distribuem os recursos didáticos e tecnológicos da comunidade onde se inserem as instituições de ensino (número de bibliotecas, acesso a computadores, aquisição de manuais escolares, etc.)?
Como se distribui o tempo dedicado ao estudo e à aprendizagem (na escola/fora da escola)?
Distribuição da média de horas da carga horária na escolaridade obrigatória
Distribuição das horas dedicadas às diferentes atividades educativas
Distribuição das horas passadas pelos professores no desenvolvimento e execução de diferentes atividades
Quanto tempo é despendido pelas famílias em atividades educativas extracurriculares?
Qual o grau de participação na educação pré-escolar?
Crianças matriculadas no ensino pré-escolar por idade
Crianças matriculadas no ensino pré-escolar por sexo
Crianças matriculadas no ensino pré-escolar por subsistema de ensino
Taxa real de escolarização na educação pré-escolar
Duração média da pré-escolarização
Quais os recursos inovadores utilizados pelas instituições de educação e qual a sua importância?
Distribuição dos quadros interativos disponíveis nas escolas
Computadores disponíveis nas escolas com acesso à internet por fim a que se destinam
Quais os aspetos inovadores presentes na utilização dos recursos das instituições de educação?
Percentagem de instituições de ensino superior com sistemas internos de garantia da qualidade certificados pela A3ES
Percentagem de alunos que têm acesso aos diferentes recursos das instituições de educação
Como se carateriza e estrutura de I&D na educação? (Investimento público e privado na inovação, peso do investimento sobre PIB…)
Dotação orçamental para I&D na Educação
Despesa em I&D em percentagem do PIB por setor de execução e tipo de I&D
Despesa em I&D por setor de execução e origem do financiamento
Despesa por setor de execução e área científica
Despesa em I&D por setor de execução e objetivo socioeconómico
Como se carateriza o investimento em inovação na promoção da ligação das instituições com o meio onde estão inseridas? (cooperação universidade-sociedade, ligação entre escolas (não superiores) e comunidade (relações com os pais, com as CMs...)
Quais as práticas de gestão que se orientam no sentido da inovação? Qual a sua importância?
Percentagem de instituições de ensino superior com sistemas internos de garantia da qualidade certificados pela A3ES
Distribuição dos tipos de liderança exercidas
Inovação em mecanismos de feedback nas escolas
Qual o grau de inovação das instituições de educação no que se refere aos mercados de captação dos seus alunos?
Qual o grau de inovação e em que dimensões estão presentes em termos curriculares (interdisciplinar; por projeto; áreas transversais; equipas pedagógicas; etc.)?
Quais as práticas inovadoras de ensino-aprendizagem que são usadas pelos professores (metodologias experimentais; trabalhos por projeto; grupos de investigação; articulação curricular, etc.)?
Quais as práticas inovadoras de avaliação usadas pelos professores (heteroavaliação; autoavaliação; portefólios; relatórios; etc.)?
Percentagem de professores que utilizam a prática de avaliação Av
Percentagem de professores que utilizam a prática de avaliação Av
Qual o grau de inovação das instituições de educação na captação de projetos de I&D? (diversificação geográfica, tipologias de projetos, de tipos de financiadores, etc.)
Número de candidaturas efetuadas para projetos do European Research Council
Número de candidaturas efetuadas para projetos Horizonte 2020
Candidaturas efetuadas para projetos do European Research Council que foram aceites
Candidaturas efetuadas para projetos Horizonte 2020 que foram aceites
Número de candidaturas efetuadas para projetos do European Research Council
Número de candidaturas efetuadas para projetos Horizonte 2020
Candidaturas efetuadas para projetos do European Research Council que foram aceites
Candidaturas efetuadas para projetos Horizonte 2020 que foram aceites
Qual a importância das condições de contexto no âmbito no desenvolvimento de inovações na educação (competências digitais, utilização de TCI, etc)?
Percentagem de empresas que utilizam tecnologias da informação e da comunicação por escalão de pessoal ao serviço e tipo de tecnologia
Percentagem da população que utilizou internet nos primeiros 3 meses do ano, por nível de escolaridade completo
Percentagem de empresas que utilizam tecnologias da informação e da comunicação por escalão de pessoal ao serviço e tipo de tecnologia
Percentagem da população que utilizou internet nos primeiros 3 meses do ano, por nível de escolaridade completo
Quais os fatores externos de inovação (indústrias de alta tecnologia e serviços intensivos em conhecimento, especialistas em TCI, recursos humanos em TCI, recursos humanos em C&T, etc.)? Como medir a sua importância?
Recursos humanos em C&T por categoria, idade e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T por categoria, sexo, idade e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T com ensino superior por categoria, sexo, idade e tipo de atividade
Percentagem de empresas que fornece formação para o desenvolvimento/melhoria de competências de TCI aos seus colaboradores por dimensão da empresa
Percentagem de empresas com 10 e mais pessoas ao serviço que têm pessoal com competências profissionais em tecnologias da informação e da comunicação (TIC) por Escalão de pessoal ao serviço
Investigadores no ensino superior
Recursos humanos em C&T por categoria, idade e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T por categoria, sexo, idade e tipo de atividade
Recursos humanos em C&T com ensino superior por categoria, sexo, idade e tipo de atividade
Percentagem de empresas que fornece formação para o desenvolvimento/melhoria de competências de TCI aos seus colaboradores por dimensão da empresa
Percentagem de empresas com 10 e mais pessoas ao serviço que têm pessoal com competências profissionais em tecnologias da informação e da comunicação (TIC) por Escalão de pessoal ao serviço
Investigadores no ensino superior
Quais os resultados e outputs inovadores desenvolvidos pelas instituições de educação nas suas atividades de ensino e aprendizagem e sua relevância? (resultados escolares, diplomados doutorados, diplomados TIC, diplomados áreas TIC, formação internacional…)
Proporção de doutorados em cada 1000 indivíduos
Diplomados doutorados em áreas STEM (25-34 anos)
Diplomados no ensino superior em áreas STEM (20-29 anos)
População com formação em TCI por condição perante o trabalho
Percentagem da população com formação em TCI por sexo
Percentagem da população com formação em TCI por nível de escolaridade
População com formação em TCI por idade
Proporção de doutorados em cada 1000 indivíduos
Diplomados doutorados em áreas STEM (25-34 anos)
Diplomados no ensino superior em áreas STEM (20-29 anos)
População com formação em TCI por condição perante o trabalho
Percentagem da população com formação em TCI por sexo
Percentagem da população com formação em TCI por nível de escolaridade
População com formação em TCI por idade
Quais os resultados e outputs inovadores desenvolvidos pelas instituições de educação nas suas atividades de investigação e desenvolvimento e sua relevância? (tipo de outputs, p.ex: patentes, tipo e diversidade de publicações, etc.)
Pedidos de patentes ao Instituto Europeu de Patentes no domínio da aprendizagem e educação
Pedidos de patentes ao Instituto Europeu de Patentes no domínio da aprendizagem e educação
Quais os resultados e outputs inovadores desenvolvidos pelas instituições de educação nas suas atividades de serviço à comunidade e sua relevância? (desenvolvimento de competências, emprego inovador/científico, investigação cooperativa)
Emprego de especialistas em TCI por idade
Emprego de especialistas em TCI por nível de escolaridade
Emprego de recursos humanos em C&T com ensino superior por idade, área de educação e formação e tipo de profissão
Emprego em setores intensivos em tecnologia e conhecimento por nível de escolaridade e atividade económica
Percentagem de empresas que empregam especialistas em TCI por tipo de atividade
Percentagem de empresas que recrutaram ou tentaram recrutar especialistas em TCI por dimensão da empresa e tipo de atividade
Taxa de emprego de especialistas em TCI
Recursos humanos em atividades de I&D no emprego total por setor de execução
Percentagem de recursos humanos em atividades de I&D no emprego total por setor de execução e nível de escolaridade
Recursos humanos em atividades de I&D no emprego total das empresas por tipo de atividade
Emprego de especialistas em TCI por idade
Emprego de especialistas em TCI por nível de escolaridade
Emprego de recursos humanos em C&T com ensino superior por idade, área de educação e formação e tipo de profissão
Emprego em setores intensivos em tecnologia e conhecimento por nível de escolaridade e atividade económica
Percentagem de empresas que empregam especialistas em TCI por tipo de atividade
Percentagem de empresas que recrutaram ou tentaram recrutar especialistas em TCI por dimensão da empresa e tipo de atividade
Taxa de emprego de especialistas em TCI
Recursos humanos em atividades de I&D no emprego total por setor de execução
Percentagem de recursos humanos em atividades de I&D no emprego total por setor de execução e nível de escolaridade
Recursos humanos em atividades de I&D no emprego total das empresas por tipo de atividade
Que recursos tecnológicos têm os portugueses para o ensino online?
Percentagem da população que utilizou internet nos primeiros 3 meses do ano, por nível de escolaridade completo
Percentagem de agregados familiares com ligação à Internet em casa
Percentagem de indivíduos que acedem à Internet, por nível de escolaridade mais elevado
Qual a escolaridade da população portuguesa e como tem evoluído ao longo do tempo?
Taxa Média de Escolarização (Censos)
Taxa bruta de escolarização na educação pré-escolar
Taxa real de escolarização na educação pré-escolar
Taxa bruta de escolarização no ensino básico
Taxa real de escolarização no ensino básico
Taxa real de escolarização no ensino secundário
Escolaridade da população residente em Portugal por nível de escolaridade completo mais elevado
Percentagem da população residente em Portugal por nível de escolaridade completo mais elevado
Taxa bruta de escolarização no ensino secundário
Duração média da pré-escolarização
Taxa de escolarização de crianças entre os 0 e os 3 anos
Quais as condições de acesso às novas tecnologias em termos de computadores e serviços de internet?
Percentagem de agregados familiares com ligação à Internet em casa
Percentagem de indivíduos que acedem à Internet, por nível de escolaridade mais elevado
Distribuição de computadores disponíveis nas escolas
Computadores disponíveis nas escolas por fim a que se destinam
Computadores disponíveis nas escolas com acesso à internet por fim a que se destinam
Distribuição dos quadros interativos disponíveis nas escolas
Percentagem de estabelecimentos de ensino não superior com acesso à internet para fins pedagógicos
Percentagem da população que utilizou internet nos primeiros 3 meses do ano, por nível de escolaridade completo