Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Ao navegar está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa "Política de privacidade" para saber como alterar as suas preferências.
As instituições de educação dispõem dos recursos didáticos e tecnológicos (computadores, acesso à internet, materiais e equipamento laboratorial, livros, etc.) adequados à sua missão?
Que apoios sociais (ação social escolar, apoio à integração de minorias, apoios pedagógicos, apoios psicológicos, apoios aos alunos com necessidades educativas especiais, transição para o mercado de trabalho, etc.) são disponibilizados aos alunos pelas instituições de educação?
Como se caracteriza a oferta de atividades não-curriculares das instituições de educação (projetos nacionais/internacionais, atividades culturais, desenvolvimento de competências transversais, educação para a cidadania, etc.)?
Quais os resultados do desempenho académico dos alunos e como têm evoluído ao longo do tempo (transição que inclui o acesso ao ensino superior, retenção, abandono, conclusão, notas finais, etc.)?
Quais os resultados da relação das instituições de educação com o meio envolvente (patentes, atividades consultoria, empreendedorismo, transferência e comercialização de conhecimento) e como têm evoluído ao longo de tempo?
De que recursos didáticos dispõem as instituições de ensino e como se distribuem (tecnológicos/material de laboratório/manuais escolares/livros (biblioteca)/etc.)?
Quais são e como se distribuem os recursos didáticos e tecnológicos da comunidade onde se inserem as instituições de ensino (número de bibliotecas, acesso a computadores, aquisição de manuais escolares, etc.)?
Como se carateriza o investimento em inovação na promoção da ligação das instituições com o meio onde estão inseridas? (cooperação universidade-sociedade, ligação entre escolas (não superiores) e comunidade (relações com os pais, com as CMs...)
Qual o grau de inovação e em que dimensões estão presentes em termos curriculares (interdisciplinar; por projeto; áreas transversais; equipas pedagógicas; etc.)?
Quais as práticas inovadoras de ensino-aprendizagem que são usadas pelos professores (metodologias experimentais; trabalhos por projeto; grupos de investigação; articulação curricular, etc.)?
Qual o grau de inovação das instituições de educação na captação de projetos de I&D? (diversificação geográfica, tipologias de projetos, de tipos de financiadores, etc.)
Quais os fatores externos de inovação (indústrias de alta tecnologia e serviços intensivos em conhecimento, especialistas em TCI, recursos humanos em TCI, recursos humanos em C&T, etc.)? Como medir a sua importância?
Quais os resultados e outputs inovadores desenvolvidos pelas instituições de educação nas suas atividades de ensino e aprendizagem e sua relevância? (resultados escolares, diplomados doutorados, diplomados TIC, diplomados áreas TIC, formação internacional…)
Quais os resultados e outputs inovadores desenvolvidos pelas instituições de educação nas suas atividades de investigação e desenvolvimento e sua relevância? (tipo de outputs, p.ex: patentes, tipo e diversidade de publicações, etc.)
Quais os resultados e outputs inovadores desenvolvidos pelas instituições de educação nas suas atividades de serviço à comunidade e sua relevância? (desenvolvimento de competências, emprego inovador/científico, investigação cooperativa)